top of page
ER20201020_0142.jpg

SOBRE NÓS

A MULTIPLICAÇÃO E A GERAÇÃO DE RENDA

Na primeira fase da iniciativa, os pães eram produzidos na casa da Madá, uma das facilitadoras, e as pessoas participantes realizavam a venda e partilhavam de um espaço de acolhimento baseado em escutas e troca de experiências.

Na segunda fase, alugamos um local e, após capacitação, elas passaram a fazer parte da produção dos pães, das entregas e de muitas outras atividades, permanecendo com a atividade de venda direta e mantendo e potencializando o espaço de acolhimento. Com a estrutura que possuímos, este processo ocorre dois dias por semana, nas segundas e nas quintas.

No momento, trabalhamos para iniciar uma terceira fase, onde aumentaremos a nossa produção, tendo fornadas diárias, proporcionando mais aprendizado, espaços de acolhimento, trabalho e renda, além de aumentar o acesso para mais pessoas pelas mãos e mentes de quem fez acontecer a iniciativa até aqui.

A REDE

Um dos princípios da iniciativa é a formação de redes locais autônomas e independentes. Além das pessoas fermentadoras assinantes do clube, constituímos uma rede de pessoas e iniciativas ao nosso entorno, onde somos apoiados e também apoiamos. Fazem parte dessa rede, indivíduos e iniciativas com atividades afins que participam diretamente para a nossa viabilidade em atividades de facilitação da produção, logística, administração e comunicação. Também pessoas profissionais de audiovisual que se disponibilizam para realizar os registros e produzir material gráfico.

SISTEMA DE APOIO E CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA

Assim como em todas as pessoas, existe uma complexidade na vida de quem tem trajetória ou está em situação de rua. Gerar renda é apenas uma parte do processo de fortalecimento dos indivíduos.
Buscamos a prática de processos que possibilitem a Redução de Danos, maior organização e autonomia. As pessoas em vulnerabilidade social participantes recebem acolhimento pelas pessoas que compõe a rede de apoio da Amada Massa. Baseados nas práticas de Comunicação Não-Violenta, pretendemos investigar as possibilidades de fortalecimento das pessoas a partir de momentos de escutas semanais e introdução e aplicação de princípios de Justiça Restaurativa.

bottom of page